trabalho de grupo UNOPAR
Isabel Francisca de Sousa Costa
Michellane da Silva Sousa
Rosileia Dias da Silva
ATIVIDADES IRTERDISCIPLINARES
Teresina
2014
Isabel Francisca de Sousa Costa
Michellane da Silva Sousa
Rosileia Dias da Silva
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
Portifólio apresentado ao curso de Estética e Imagem Pessoal da Unopar- Universidade do Norte do Pará, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Fundamentos da Dermatologia.
Teresina
2014
Sumário
I- INTRODUÇÃO 4
II-DESENVOLVIMENTO 5
III-Conclusão 7
IV-Referencias 8
I- INTRODUÇÃO
Segundo Ribeiro (2013) “as afecções de pele constituem um conjunto de doenças de pele que acometem uma faixa etária ampla da população. Tem fatores causais distintos, e a fisiopatologia, é o estudo do processo de instalação e desenvolvimento da doença”.
Ribeiro (2013) lembra que a identificação das doenças que afetam a pele depende de um detalhado exame morfológico das lesões cutâneas. Pelo fato de apresentarem sinais específicos existe a fácil caracterização dessas lesões e, dessa maneira, há contribuição para identificação de diversos processos patológicos, dos vários componentes cutâneos (epiderme, derme, panículo, vasos sanguíneos e anexos).Essas lesões são chamadas lesões elementares. Para Garbero (2014), A pele ou cútis é o manto de revestimento do organismo, indispensável à vida e que isola os componentes orgânicos do meio exterior. Constitui-se em complexa estrutura de tecidos de diversas naturezas dispostos e inter-relacionados, de modo a se adequar, de maneira harmoniosa, ao desempenho de suas funções. Portanto, as doenças de pele por sua vez são frequentemente encontradas na população em geral e muitas das vezes trazem consequências relevantes à população. Tais como, o próprio preconceito contra o próximo e o isolamento social, diminuição da autoestima, depressão, estresse entre muitos outros fatores que intensificam as causas das