TRABALHO DE GRUPO REACOES ADVERSAS
1 INTRODUÇÃO 4
2 CONCEITO DE REAÇÕES ADVERSAS 5
3 RESULTADOS OBTIDOS 5
4 ORIENTAÇÕES DO PROFISSIONAL 6
5 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO Apresentamos neste trabalho os resultados obtidos de um questionário aplicado a clientes de Centros de beleza, que tiveram algum tipo de reações alérgicas, após a utilização de produtos capilares.
As informações constantes aqui foram baseadas, considerando uma análise dos dados obtidos no questionário, o qual foi respondido pelas clientes entrevistas nos Centros de Beleza.
Foram estabelecidas as orientações que os profissionais da área de estética adotaram para os casos em que as clientes apresentaram as reações adversas.
2 REAÇÕES CAPILARES ADVERSAS
São reações provocadas por algum tipo de substância química, presentes nos produtos capilares. Essas reações são definidas como Dermatite de Contato por irritante primário e Dermatite de Contato alérgica.
A Dermatite de contato por irritante primário é quando ocorre a inflamação inespecífica, não imunológica, produzida por alguma substância tóxica, aplicada diretamente sobre a pele podendo ter caráter mais agudo quando é mais forte, surgindo horas após o contato. Quando o irritante é fraco, há necessidade de várias aplicações, aparecendo Dermatite por toxidade cumulativa, como em casos de irritante primário leve, como xampus, condicionadores, tinturas, etc., que causam lesões de bordas mal delimitadas.
A Dermatite de Contato Alérgica é causada pela reação tipo IV, também conhecida como hipersensibilidade por células.
A Dermatite de Contato pode ser também fotoalérgica, ou seja, a região infectada é uma área exposta ao sol, considerando que o contactante necessita da energia da luz ultravioleta para causar a dermatite ou o eczema.
As tinturas permanentes no couro cabeludo são as causas mais possíveis do surgimento da dermatite, devido às substâncias fotoalérgicas (a