Trabalho de Gestão Estratégica
Cód. Matéria GFI – 160
Professor: Jeferson Leal Bueno
Alunos: Thiago Santos Barbeito Fonseca / Vinicius Borelli Peixoto dos Santos
No 1) Quais são os atributos (FCS) mais fortes da empresa, que possibilitou o alcance da sua eficácia estratégica?
R: A Toyota não inventou concorrência baseada no tempo e na velocidade, mas conseguiu transforma-la em uma espécie de marca registrada. Para tornar-se uma das empresas mais rápidas do mundo, a Toyota vem, desde a década de 1970, aperfeiçoando suas operações baseadas no tempo, o copiadíssimo Sistema Toyota de Produção( TPS). O TPS baseia-se no fato de que quanto menor uma operação, tanto mais rápido ela será executada.
No 2) Considerando os conceitos da matriz swot, quais foram as oportunidades encontradas no macro ambiente, por parte dos gestores da empresa?
R: Estender a flexibilidade para toda a programação da manufatura.
Criar equipes pequenas e autônomas para gerenciar todos os aspectos do projeto e desenvolvimento do produto.
Usar processos paralelos em vez de lineares ou sequenciais para projeto e manufatura.
No 3) Qual o foco de sua estratégia, Diferenciação, Custos ou Enfoque? Justifique.
R: Estratégia de Enfoque. A Toyota evita desperdícios os tamanhos dos lotes foram drasticamente reduzidos para que os estoques fossem mantidos em níveis mais baixos, conforme o necessário. Quando o estoque chega é usado imediatamente e não fica parado ocupando espaço e tempo. As fabricas foram totalmente reorganizadas e reequipadas para criar células de produção flexíveis para responder rapidamente aos padrões de venda emergentes. No final da década de 1970 a Toyota alcançou uma vantagem em produtividade cinco vezes superior á dos principais concorrentes.
No 4) Você percebeu alguma outra estratégia implícita ao texto, ou que poderia ser aplicada a empresa, mediante o cenário descrito?
R: Estratégia de Custos. Após reinventar o lado da manufatura em suas operações,