Trabalho de gestão de novos negócios
CLAUDIO VELASCO,
LUCAS SALDANHA E
TALITA RODRIGUES
TRABALHO DE GESTÃO NOVOS NEGÓCIOS
RIO DE JANEIRO
MAIO 2012
CLAUDIO VELASCO,
LUCAS SALDANHA E
TALITA RODRIGUES
TRABALHO DE GESTÃO NOVOS NEGÓCIOS
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Novos Negócios, da Faculdade Estácio de Sá Para o Prof.Isnard
RIO DE JANEIRO
ABRIL 2012
Em meio ao agitado e turbulento mundo consumista da atualidade observamos que o mercado está sempre em transformação, em uma busca incessante por conquistar uma parcela cada vez maior de mercado consumidor. Para tanto se utilizam diversas estratégias de marketing que visam tornar as empresas menos vulneráveis às mudanças que ocorrem nos ambientes externo e interno.
No segmento de supermercados, encontramos um cenário de mudanças com a entrada de novos atores, concentração e elevada competição. Estes fatores levam as organizações a se reestruturarem através de fusões, incorporações, inovações de embalagem, posicionamento de prateleiras e ousadas estratégias de marketing. O mercado de achocolatados brasileiro movimenta aproximadamente R$700 milhões por ano.
Hoje, várias marcas estão na disputa no mercado de achocolatados (líquidos e em pó), principalmente aquelas vinculadas a grandes marcas como Nestlé e Pepsico. São elas Nescau, Toddy, Nesquik, Mágico, Parmalat, Danette, Choco Milk, Milkybar, entre outras. Alguns supermercados lançaram recentemente suas marcas próprias, e esse segmento mais popular já representa 13% do mercado.
Os principais consumidores da categoria são crianças de 4 a 10 anos, porém o produto também tem grande apelo entre jovens e adultos até 25 anos, que o consomem preferencialmente no café da manhã. A Nestlé possui um dos achocolatados de maior destaque no país, o Nescau, que detém cerca de 50% do mercado. Porém com as pesquisas de mercado