Gestão empreendedora
Introdução
Há quem diga que o potencial empreendedor já nasce com o indivíduo, no entanto observamos que atualmente muitas pessoas aprendem a empreender, adquirindo conhecimentos técnicos e específicos de gestão empresarial, garantindo o sucesso de um negócio.
Antes de se aventurar ao mercado, buscando implementar um sonho de criar uma empresa, é necessário realizar uma analise de seu potencial empreendedor, garantindo o conhecimento de suas habilidades e seu perfil de gestão. Desta forma estaremos investindo no principal patrimônio de uma organização: o capital intelectual.
A condição de “Empresário” ou “Dono do Negócio” não é nada fácil. Gestão financeira, funcionários, fornecedores, família e até sua motivação pessoal influenciam diretamente na sua capacidade administrativa e muitas pessoas não estão preparadas para atuar em um ambiente de intensa pressão. Por isso pense bem: Será que tenho perfil de Empreendedor?
Segundo o Dornelas (2008), ao analisar as várias definições existentes para o termo “empreendedorismo”, alguns aspectos sempre estarão presentes em todas elas, principalmente no que diz respeito ao comportamento empreendedor, como:
Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz;
Utilização de recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico;
Saber os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
As constantes transformações na sociedade e no ambiente corporativo, forçaram o surgimento de um novo modelo de gestão, muito mais arrojado e dinâmico, onde os gestores valorizam idéias e assumem riscos em prol do crescimento e desenvolvimento de negócios competitivos e a cada dia mais sustentáveis.
É neste novo cenário que surge a Gestão empreendedora. Um novo e moderno modelo de administrar negócios, tendo como foco o incremento da produtividade e a excelência na prestação dos serviços. Desta forma, as organizações buscam adaptação ao meio no qual