TRABALHO DE GESTÃO DE ESTOQUE
1308 palavras
6 páginas
O WMS é um sistema de automação, que faz parte do sistema SAP, em inglês quer dizer Warehouse Management System, traduzindo para o português quer dizer Sistema de Gerenciamento de Armazém. É o WMS que controla, coordena e gerencia os produtos que serão armazenados e/ou expedidos no armazém de uma empresa. Esse sistema operacional depende cada vez menos da experiência de pessoas, certamente porque o sistema tem inteligência para operar o sistema, desde que seja alimentado com informações corretas e coerentes. Utiliza tecnologias de Auto ID Date Capture, como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio para monitorar de forma eficaz o fluxo de produtos. Após a coleta de dados, o WMS faz uma sincronização através de uma base de dados centralizada, que pode ser processamento de um lote ou por redes sem fio, em tempo real “online”, esse banco de dados pode emitir relatórios úteis sobre o status de mercadorias do armazém. Existe o que pode se chamar de WMS mental, onde cada uma das pessoas que vivem o armazém o alimenta de forma informal, cada pessoa tem um pouco de conhecimento do armazém e a soma desses conhecimentos, faz o armazém operar, mas o WMS mental funciona até um determinado ponto, pois com o tempo existirá falta de organização, informação, compromisso, planejamento e, acima de tudo, de ordem, o que poderá gerar ao colapso da empresa.
O sistema WMS pode interagir com outros sistemas automotivos, como o ERP, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa, ou outros softwares de gestão, o que permite uma forma ágil de fornecimento automático de inventários, processamento de pedidos e lidar com devoluções.
Tem como objetivo gerenciar de maneira automatizada as diversas operações físicas de um armazém, depósito ou central de distribuição (CD), um dos objetivos principais desse sistema automotivo é estabelecer a ordem, planejamento de recursos, evitar perda de lotes de materiais, eliminar o ruído de comunicação, reduzir o