Trabalho de Gestao Sistemas de Informaçao
Soluções Informáticas para empresas
O desenvolvimento de ferramentas de Gestão de Informação ganhou, finalmente, na década passada, a importância necessária para que fosse contemplada uma das mais complexas necessidades das organizações – exactamente a gestão da informação.
Sem dúvida que a proximidade da transição do ano 2000, com toda a envolvente problemática que lhe era reconhecida, despertou os fabricantes de aplicações ERP para o desenvolvimento de sistemas abertos, desenhados em arquitecturas modulares, multiplataforma e com filosofias client-server, que pudessem dotar as organizações de verdadeiras armas estratégicas de gestão dos recursos de informação, ao mesmo tempo que lhes conferisse também a faculdade de evoluir facilmente segundo as tendências dos mercados. A forte utilização da Internet para fins comerciais, terá contribuído para estes objectivos.
ERP
Enterprise Resource Planning, é um termo genérico que pretende identificar o conjunto de actividades executadas por um package de software modular e tem por objectivo primário, o auxílio dos processos de gestão de uma empresa nas mais importantes fases de seu negócio.
De uma forma abrangente e integrada, estas actividades incluem, por exemplo, o desenvolvimento de produto; a compra de matéria-prima e componentes; a interacção com fornecedores e clientes; o acompanhamento de ordens de produção; o serviço a clientes; a gestão de stocks; a gestão contabilística e financeira; a gestão de recursos humanos; a gestão da qualidade; a gestão de projectos; etc..
Estes produtos visam essencialmente eliminar a redundância de operações e a burocracia, por meio da automatização de processos. Assim, os módulos que compõem o ERP possibilitam, em tempo real, desenvolver e gerir o negócio de forma integrada.
Além disso, as informações tornam-se mais consistentes, possibilitando a tomada de decisão com base em dados que reflectem a