Trabalho de gestao de processos
Período – N2
Disciplina – Estrutura de Gestão de Processos
Prof. Douglas Pastore
Aluno- Eliandro Novaes de Souza
RA- 1313045
ALINHANDO PROCESSOS, ESTRUTURA E COMPLIANCE Á GESTÃO
Gestão Estratégica é fazer com que a estratégia da organização seja acompanhada, analisada e realinhada de forma ordenada por meio de um processo competente, aplicando-se de reuniões com foco na tomada de decisão, tendo como ponto principal, a estratégia da organização. Esse circuito é constituído por quatro estágios:
- Análise do Ambiente de Negócios:
O mercado é examinado, a procura de orientações com relação aos concorrentes, normas governamentais, dados macroeconômicos, entre outros. Entre as mais usadas estão Matriz SWOT, que estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) e as 5 Forças de Porter, onde a proposta é analisar a competitividade de um setor, por meio das seguintes forças: competidores, novos entrantes, substitutos, compradores e fornecedores.
- Formulação: Nesta estagio é desenvolvida a estratégia da organização. A missão, a visão, o posicionamento mercadológico e as principais condutas da organização são configurados ou revisados, quando conveniente. Com fundamento nos diagnósticos realizados, pode- se desenhar as principais orientações estratégicas e os objetivos. É durante esta etapa de formulação que se decide o “caminho a ser seguido”.
- Implementação: A estratégia é posta em prática. Para tanto, é necessário que os funcionários entendam a estratégia e o seu papel para operacionalizá-la por meio da execução de projetos e processos.
- Avaliação e Aprendizado: É o momento de verificar o que deu certo e o que deu errado e analisar as causas. Nessa hora é que são feitas as revisões de rumo necessárias, para que se