Trabalho de Geografia
Tatu-bola, também conhecido como tatu apara, bola, bolinha, tranquinha ou tatu-bola-do-nordeste, é a menor e menos conhecida espécie de tatu do Brasil.
Tatu-bola: um animal ameaçado de extinção, transforma-se em bola para se defender de seus predadores.
Típico da Caatinga e de áreas de cerrado próxima à Caatinga, a espécie já foi registrada em 12 estados brasileiros diferentes: Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Paraíba e Rio Grande do Norte. Tem a capacidade de se fechar na forma de uma bola ao se sentir ameaçado, o que protege as partes moles de seu corpo contra o ataque de predadores. Essa capacidade foi o que deu origem ao seu nome popular. Esse método é possível, pois o animal apresenta uma carapaça articulada, que lhe permite transformar-se numa pequena bola. Como não tem habilidade para cavar como outras espécies de tatus, geralmente utiliza os buracos feitos por outros animais para se esconder. Quando não consegue fugir de seus predadores, transforma-se numa bola.
Com o nome Fuleco a Federação Internacional de Futebol Association (FIFA ) faz referência ao espetáculo do futebol e à preservação da natureza, dois componentes predominantes na Copa do Mundo do Brasil 2014.
Linha do Tempo de Copa do Mundo
A ideia de criar um campeonato mundial de futebol surgiu em 1904, ano em que foi fundada a Federação Internacional do Futebol (Fifa), mas só foi concretizada em 1930, quando o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo. O país foi escolhido por possuir então o título olímpico no futebol e por celebrar, naquele ano, seus 100 anos de independência.
A decisão de realizar a primeira Copa do Mundo no Uruguai desagradou a dirigentes e jogadores europeus, que enfrentavam