TRABALHO DE GEOGRAFIA
A humanidade vive em processo de urbanização desde que deixou de ser nômade e se tornou sedentária. As primeiras civilizações mesopotâmicas e egípcia ergueram as primeiras cidades ás margens dos rios Tigre, Eufrates e Nilo.
O campo passou por várias mudanças, cresceu e esvaziou. Os centros urbanos que conhecemos são resultado de uma mudança significativa na organização espacial e material das sociedades, devido ao surgimento da industria, no século XVII, na Inglaterra.
Cidade é o aglomerado humano permanente onde são desenvolvidas várias atividades que não se caracterizam como agrícolas.
Diferenças entre espaço urbano e rural: As funções produtivas de cada um deles. Exemplo: a produção agropecuária é uma atividade realizada no campo, apesar de existirem pomares e hortas nas cidades, por exemplo.
Algumas cidades são importantes centros políticos e econômicos para determinada região. Outras apenas centros econômicos de influencia local ou importantes centros religiosos, como Jerusalém, no oriente médio.
As cidades se desenvolveram em todo o mundo, mas em épocas e condições diferentes. Os primeiros núcleos urbanos concentraram-se próximos á terras férteis dos rios Tigres e Eufrates, região chamada de crescente fértil, porque tinham redes de drenagem para irrigar as plantações e ajudar na produção de alimentos.
O processo de urbanização:
O campo manteve o predomínio da população e dos meios de produção na maioria dos países por muitos séculos. Isso mudou de forma acelerada depois da Primeira Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra no século XVIII, a partir daí houve um aumento da população urbana desse país. A população de Londres que nesse século somava 800 mil habitantes, passou para 5 milhões no século seguinte. Êxodo rural: O crescimento urbano está associado á migração campo cidade. De acordo com as condições de vida observadas no campo e na cidade o êxodo é maior ou menor, com a época e localidade também.