trabalho de geografia
Degradar é o mesmo que degenerar, desgastar, estragar, devastar, destruir, assim a degradação ambiental ou do meio ambiente é o processo de degeneração, desgaste, devastação, destruição das condições ambientais ou do habitat de uma coletividade.
A Degradação do Meio Ambiente A degradação do meio ambiente é um tema muito em voga e sempre presente em todas as discussões sobre as questões ambientais que afligem nosso século. A superfície da Terra está em constante processo de transformação e, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos, o planeta registra drásticas alterações ambientais. Com a revolução industrial e o capitalismo em franca expansão em todo o mundo, a natureza vai dando lugar a uma forma de meio ambiente transformado, produzido pela ação humana, ou seja, o ambiente natural foi sendo modificado pelo homem para atender as “necessidades” da sociedade capitalista moderna. Um exemplo de natureza produzida pelo homem são os grandes centros urbanos, com rios canalizados, flora e fauna devastada, o colo completamente coberto por asfalto, parques plantados, ou seja, um ambiente natural muito diferente daquele original que existia ali antes da intervenção humana. A degradação vem avançando sobre todos os ecossistemas e as suas causas e consequências são as mais variadas. PRINCIPAIS FORMAS DE DEGRADAÇÃO: DESMATAMENTO QUEIMADAS POLUIÇÃO : DESMATAMENTO: é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana, principalmente devido a abates realizados pela indústria madeireira, tal como para a obtenção de solo para cultivos agrícolas. Desde quando o Homem começou a conviver em grandes comunidades, ele alterou a natureza de forma a assegurar a própria sobrevivência e lhe proporcionar conforto.
A agricultura, a pecuária e a construção de cidades etc. modificam diretamente a natureza. Assim transformando características geográficas como vegetação, permeabilidade do solo, absortividade e