Trabalho de Geografia
Grupo São Bento – Cobre mais da metade do território paranaense (53%), constituído pelos derrames basálticos da Serra Geral originados em um gigantesco evento de vulcanismo fissural continental ocorrido no Mesozóico, além da Formação Botucatu, que são arenitos de ambiente desértico. Os basaltos dão origem aos solos de excelente qualidade do oeste do Paraná e apresentam exploração de ágatas e ametistas no sudoeste, além de ocorrências de minerais de cobre. Os arenitos da Formação Botucatu são os grandes armazenadores de água do aquífero Guarani.
Grupos Passa Dois, Guatá, Itararé e Paraná - Cerca de 25% do território paranaense é ocupado pela faixa de afloramento da Bacia do Paraná, que apresenta uma configuração de arco voltado para leste, com largura média de 130 km e que corta o Estado de norte a sul. Este compartimento geológico é o principal produtor de insumos energéticos (minas de carvão e xisto pirobetuminoso), registra uma reserva de urânio em Figueira e muitas ocorrências de rochas carbonáticas adequadas para produção de corretivo agrícola.
Embasamento - Constitui a porção geológica basal do Estado, situado no litoral, na Serra do Mar e no Primeiro Planalto. É constituído por ampla diversidade de ambientes geológicos e tipos litológicos que ocupam cerca de 10% do território paranaense (21.000 km2). Esta porção é responsável por cerca de 65% do valor da produção mineral paranaense, com a Região Metropolitana de Curitiba-RMC respondendo por cerca de 70% deste valor ou seja, 45% do