Trabalho de geografia
É importante salientar que o fato de maioria dos países subdesenvolvidos estarem situada na zona tropical não quer dizer que eles são subdesenvolvidos porque são tropicais. A mesma colocação e valida para os países desenvolvidos: não e correto afirma que eles são desenvolvidos por estarem situados em zonas temperadas.
Desenvolvimento
Florestas tropicais
As florestas tropicais são um mundo como nenhum outro; e sua importância para o ecossistema global e para a existência humana é primordial. Incomparável em termos de sua diversidade biológica, as florestas tropicais são uma reserva natural de diversidade genética que oferece uma rica fonte de plantas medicinais, alimentos de subsistência, e uma miríade de outros produtos florestais úteis. Elas são um habitat importante para animais migratórios e sustentam aproximadamente 50 por cento das espécies na Terra, bem como um grande numero de culturas indígenas diversas e únicas. As florestas tropicais têm um papel elementar na regulação global do clima além de manter a regularidade das chuvas, enquanto proteção contra inundações, secas e erosão. Elas armazenam vastas quantidades de carbono ao produzir uma quantidade significativa de oxigênio para o mundo.
Apesar de seu monumental papel, as florestas tropicais estão restritas às pequenas porções de terras entre as latitudes 22.5° Norte e 22.5° Sul do equador, ou em outras palavras entre os Trópicos de Capricórnio e o Trópico de Câncer. Já que a maioria das terras do planeta está localizada ao norte dos trópicos, as florestas tropicais estão naturalmente limitadas a uma área relativamente pequena.
As florestas tropicais, como tantos outros locais naturais, são um escasso recurso no século 21. As áreas vastas das florestas, pântanos, desertos, e savanas que atapetaram a superfície da terra há apenas cinco gerações atrás têm sido reduzidas a fragmentos dispersados; hoje, mais de dois-terços das florestas