trabalho de geografia
De
Geografia
Itapetinga-BA
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Data : 22/08/2014 Turno : vespertino
Profª : Jussiara Turma : 3º A
Aluno: Luis Ricardo S. Sousa
Macrocefalia
Macrocefalia Urbana é um problema frequente nas grandes metrópoles do mundo. Esse conceito está associado ao crescimento desordenado das cidades. Assim, podemos dizer que macrocefalia urbana é o processo de crescimento urbano sem estrutura e condições dignas de vida decorrente do aumento no número de habitantes de uma cidade, causado pela migração. O crescimento populacional favorece ocupações irregulares, moradias precárias e favelas, levando à construção de uma sociedade marginalizada dentro dos grandes centros urbanos. Assim, a macrocefalia urbana é marcada pela concentração de uma população num espaço limitado e sem infraestrutura. A macrocefalia urbana é mais comum nos grandes centros urbanos de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil.
Conturbação
Conurbação é um termo usado para designar um fenômeno urbano que acontece a partir da união de duas ou mais cidades/municípios, constituindo uma única malha urbana, como se fosse somente uma única cidade. A partir da unificação, as cidades envolvidas começam a utilizar de maneira conjunta os mesmos serviços de infraestrutura, formando uma malha urbana contínua. Um exemplo clássico de conurbação é aquele que aconteceu entre a cidade de São Paulo e os municípios vizinhos (Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos). Neste caso, a cidade de São Paulo cresceu tanto que acabou “encostando” nos municípios vizinhos, formando um aglomerado urbano conhecido como Grande São Paulo.
Região metropolitana
Uma região metropolitana consiste em uma área composta por um núcleo urbano densamente povoado e por suas áreas vizinhas menos