TRABALHO DE GEOGRAFIA PARA O Z COSTA
Os principais dramas ambientais chineses
Trabalho realizado por:
Bruno Oliveira nº12
9ºD
1. Os problemas que afetam a cidade de Xingtai são a Poluição do Ar.
As causas da Poluição do Ar na cidade de Xingtai são devido à grande quantidade de fábricas de carvão e as fábricas de transformação de minério de ferro.
As consequências da Poluição do Ar na cidade de Xingtai são as mortes prematuras, o cancro e a asma.
2. Os principais problemas ambientais que afetam a China são:
Desflorestação – Devido a uma longa história de agricultura intensiva, e a grandes obras como as hidroeléctricas, apenas 12% do território chinês tem floresta. São mais de 111 milhões de hectares que o governo tenta, em colaboração com a ONU, salvar.
Zonas Costeiras – São das mais degradadas do mundo com muitos habitats destruídos: 65% das zonas húmidas desapareceram em meio século, sobretudo devido à agricultura e aquacultura.
Desertificação – Cerca de 30% da superfície da China é desértica (quase 3 milhões de quilómetros quadrados) e a tendência é para aumentar, sobretudo no oeste do país. Só no deserto de Gobi cresce 2500 quilómetros quadrados por ano. A desertificação dá origem a tempestades de areia, assoreamento de rios e erosão acelerada. Desde 2001 há o projeto “Muralha Verde” para conter o fenómeno plantando vegetação.
Recursos Hídricos – As faltas de água são frequentes, agravadas pela sobreexploração e frequente poluição industrial de águas usadas para abastecer as populações. Mais de metade da água chinesa à superfície está demasiado poluída para poder sequer ser tratada. E a água subterrânea, usada na rega, não está muito melhor. São incontáveis os incidentes de envenenamento de cursos de água, com morte de pessoas e animais. Combate-se a escassez com dessalinização e transvases ou obras gigantescas como a barragem das Três Gargantas, mas estas não estão isentas de um impacto ambiental negativo.
Poluição do Ar – O smog tem invadido as