Estudo De Caso O Pagamento Das Horas Ex Hellip

1373 palavras 6 páginas
ESTUDO DE CASO

O PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS

Fonte: USP Prof. José Roberto Fernandes

A Papelão e Cia Ltda. é uma empresa de médio porte, com uma estrutura familiar que produz papelão para embalagens. A empresa situa-se em uma região ao sul do Brasil onde a ética do trabalho é valor fundamental em toda a sociedade.

A empresa tinha por questão de honra jamais atrasar a entrega de um pedido, mesmo que para isso os empregados tivessem que trabalhar algumas horas extras, as quais não eram repassadas ao salário na mesma proporção em que aconteciam na produção.

Devido ao aumento no número de pedidos nos últimos dois meses, estava se tornando prática comum a organização exigir de seus funcionários o cumprimento dos prazos dos pedidos com horas extras. O supervisor de turno já havia informado ao Gerente de Produção que a fábrica necessitava da contratação de mais funcionários para dar conta dos novos pedidos, mas até o momento não havia recebido aprovação a sua solicitação.

Com o decorrer da situação, o Sr. Hans, funcionário jovem, que trabalhava a aproximadamente 5 anos na empresa começou a reclamar das horas extras não pagas.

Não gostando dessa atitude, considerada pelos padrões da empresa como pouco empenho do funcionário, o Gerente da Fábrica informou ao Gerente de Pessoal que queria a demissão do funcionário, para acabar com esse comportamento que considerava inconveniente. O que foi rapidamente providenciado pelo Gerente de Pessoal.

Entretanto o Sr. Hans, inconformado com a sua demissão, resolve entrar na Justiça do Trabalho, solicitando o pagamento das horas extras. Para tal fim, ele deveria apresentar uma comprovação que efetivamente havia trabalhado além das horas semanais normais.

Então Hans solicitou ao Sr. Rolf, supervisor de turno, que comparecesse em sua audiência, para dar um depoimento sobre a sistemática de horas extras.
O Sr. Rolf era funcionário há mais de 25 anos na empresa, cuja ficha funcional

Relacionados

  • Apostila
    7992 palavras | 32 páginas