Trabalho De Geo
Leia mais em: http://zip.net/bgrdwd
10/05/2015
Lorient (França), 10 mai (EFE).- No dia 10 de maio de 1945, Lorient, a última cidade europeia sob controle nazista, se rendeu aos aliados; 70 anos depois, ministros de Defesa europeus pediram no mesmo local uma política comum para evitar que a tragédia se repita.
A Alemanha conservava neste estuário da Bretanha francesa uma importante base de submarinos usada durante a Batalha do Atlântico. Hoje, transformados em símbolos, os estaleiros receberam dezenas de sobreviventes do conflito e os principais responsáveis pela segurança da Alemanha, Espanha, Polônia e França, que lembraram o "compromisso" europeu com a segurança mútua.A ministra alemã, Ursula von der Leyen, reconheceu que o país deve assumir a responsabilidade histórica pela guerra. "A consciência de nossa história guia nossa política. Os aliados libertaram a Europa, não esqueceremos de todos que deram a vida por nossa liberdade", disse em entrevista.
Para a Alemanha, a União Europeia simboliza a paz frente à guerra, disse Ursula, indicando ser uma obrigação de todos no continente lutarem pela tolerância. Além disso, a ministra alemã ressaltou a urgência da elaboração de uma estratégia de segurança para a Europa.
De forma similar, o ministro espanhol, Pedro Morenés, considerou que o futuro da Europa passa "necessariamente por uma visão comum dos problemas e das oportunidades que se apresentam".
"Uma reunião como a de hoje demonstra a vontade e a responsabilidade dos ministros da Defesa em contribuir de maneira essencial para esse futuro da Europa", afirmou.
Na reunião, se preparou a próxima sessão do Conselho Europeu, em junho, onde serão abordados, especialmente, assuntos relacionados com a segurança, disse o ministro francês, Jean-Yves Le Drian.Mas, sobretudo, foi discutida a situação na Líbia, um país fora de controle que serve como trampolim para que traficantes operem e levem