Trabalho De GEO
Um cartograma é um mapa que mostra informação quantitativa mantendo certo grau de precisão geográfica das unidades espaciais mapeadas.
Por exemplo, um cartograma da população ilustra proporcionalmente os países ou regiões tomando a área como indicador do número de habitantes, escalando-os de modo a representar essa variável; mantendo-se a forma relativa de cada zona, região ou país, tanto quanto possível, cria-se necessariamente distorção.
Um cartograma populacional distorcido para mostrar equivalência entre área e população é também referido como um mapa isodemográfico. Os tipos de cartogramas mais comuns são os de área e os de distância.
Cartogramas de área: Um cartograma de área é referido por vezes como um mapa de valor-por-área; as formas de cada polígono são mantidas tão próximas quanto possível do original, embora alguma distorção necessariamente ocorra. Outros sinônimos são mapa anamórfico e mapa de iguais densidades.
Cartogramas de distância: Um cartograma de distância também pode ser chamado um cartograma de ponto central. A forma é tipicamente usada para mostrar os tempos de percurso relativos e as direções dos vértices numa rede.
Um dos primeiros cartógrafos a gerar cartogramas com ajuda de visualização computacional foi Waldo Tobler da UC Santa Barbara na década de 1960.
Referências:
Gallery of Data Visualization - Bright Ideas
UNEP GRID Ardenal: Anamorphic Maps
Mapas Temáticos
Mapas são representações gráficas feitas geralmente em uma superfície plana (como papel), com a finalidade de apresentar informações da realidade; eles fazem parte da humanidade desde os tempos remotos.
Essas representações do espaço geográfico se tornaram mais difundidas a partir da necessidade de tornar o trajeto das viagens mais seguro, como as caravanas mercantis, por exemplo.
Praticamente todas as características do espaço geográfico podem ser representadas em um mapa. No entanto, tais características não podem ser colocadas em uma única