Redes Sociais E A Adolesc Ncia
Segundo uma pesquisa, de Larry D. Rosen, professor de psicologia na Universidade de Califórnia:
- Adolescentes que utilizam Facebook com maior frequência demonstram mais tendências narcisistas
- Adolescentes que tem uma forte presença no Facebook demonstram outras tendências tais como comportamento antissocial e sinais de agressividade.
- Uma excessiva utilização de tecnologia e media tem um efeito negativo na saúde dos adolescentes tornando-os mais propensos à ansiedade, depressão bem como outros distúrbios psicológicos, tornando-os mais suscetíveis a futuros problemas de saúde.
- A utilização de Facebook é uma distração podendo afectar o processo natural de aprendizagem. Estudos revelaram que alunos do ensino secundário e do liceu, que visitaram o Facebook por menos uma vez num período de estudo de 15 minutos, tiveram notas mais baixas.
"O Facebook é uma distração com impacto negativo nos Estudantes. Estudos mostram que alunos que Vão ao Facebook pelo menos uma vez a cada 15 minutos durante seus estudos têm notas mais baixas"
Dr. Rosen- Criamos uma geração de crianças que estão acostumadas a ter um telefone, a ter sempre um barulho, e que nunca conseguem concentrar-se. Uma das coisas que notamos é que a abordagem de proibir o acesso ao Facebook durante os estudos em casa, por exemplo, não funciona. Ela gera ansiedade já que os jovens não conseguem ficar muito tempo sem ele. Já se efectuarem períodos de estudo seguidos por pausas para ver o Facebook, e-mail, etc, os jovens tendem a dar-se melhor – eles sabem que, em breve, poderão Ver os seus status, Notificações, etc.
"O uso corrente, diário, de mídias digitais e tecnologias possui um efeito negativo na saúde das crianças, pré-adolescentes e adolescentes, tornando-os mais propensos a ansiedade, depressão e outras desordens psicológicas e também mais suscetíveis a futuros problemas de saúde"
Dr. Rosen - Estes resultados vieram de um estudo anterior, feito com outro propósito.