Trabalho de Gabriela Gerenciamento de Crise
15 abril 2014 / ABC do Financiamento / 0 Comentários
Gerenciamento de Crise: Como preparar a sua empresa para momentos de crise
O que fazer quando a sua empresa se vê dentro de uma crise financeira? Aqui está uma maneira prática de lidar com a situação
Infelizmente, o sucesso presente de uma empresa não garante o seu sucesso futuro. Isso significa que, mesmo que a sua empresa tenha liquidez e esteja crescendo, ela não está a salvo de uma crise.
Seja esta crise um problema financeiro interno, por falta de pagamento de clientes, ou um problema global, como uma crise financeira que vira e mexe abala a economia de países e empresas, um administrador precisa saber o que fazer nesse cenário.
Como podemos ver, nem sempre a gestão da empresa é responsável pelos problemas e desafios que ela enfrenta.
Na crise de 2008, por exemplo, enquanto alguns segmentos não foram afetados, outros tiveram uma forte queda de desempenho: principalmente aquelas empresas que vendem diretamente para a indústria.
Essa mesma crise que, para alguns por aqui não passou de uma marolinha, causou grande impacto à economia norte-americana.
Por lá, as famílias, endividadas e com perdas patrimoniais substancias em decorrência da desvalorização dos preços dos imóveis e do derretimento das bolsas de valores, frearam o consumo.
Os bancos que investiram em ativos atrelados às hipotecas tiveram perdas bilionárias. Os empresários, em um ambiente tão incerto, recuaram em seus investimentos. O desemprego alcançou um nível bastante elevado.
Em uma situação tão grave, o governo americano foi obrigado a estatizar bancos e seguradoras com o intuito de conter a crise de confiança generalizada.
A taxa de juros foi levada para um patamar próximo de zero com a finalidade de estimular o consumo e os investimentos produtivos.
Isso transformou a crise do subprime em uma bola de neve que impactou pequenas, médias, grandes empresas e multinacionais