Trabalho De Fl Vio Professor
A macrografia consiste no exame do aspecto de uma peça ou amostra metálica, segundo uma seção plana devidamente polida e em regra atacado por um reativo apropriado. O aspecto, assim obtido, chama-se macroestrutura. O exame é feito à vista desarmada ou com auxilio de uma lupa. A palavra macrografia é também empregada para designar os documentos que reproduzem as macroestruturas, em tamanho natural ou com ampliação máxima de 10 vezes. Para ampliações maiores, emprega-se o termo micrografia, porque são, em geral, obtidas com o microscópio. Pela macrografia obtém-se informações de caráter geral, como o aspecto de conjunto sobre a homogeneidade do material da peça, a distribuição e quantidade de certas impurezas, processos de fabricação, etc.
OBJETIVO O objetivo deste relatório é examinar o aspecto da macroestrutura de uma amostra metálica.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais: Lixas manuais de carbeto de silício (com a sequencia de 80, 180, 220 e 320), Aparelhagem de ultrassom, Reativo de Iodo, álcool, algodão e um secador.
Realização de uma superfície plana e polida no lugar escolhido.
A primeira etapa para uma superfície plana e polida é o corte, mas a amostra que peguei já estava cortada.
A segunda etapa é a do polimento, que é iniciado sobre lixa, em direção normal aos riscos de lima ou de lixa grossa já existente, e é levado até o completo desaparecimento destes. A primeira lixa a ser usada é a de número 80. Depois se passa para a lixa mais fina seguinte, mudando de 90° a direção de polimento e continuando-o igualmente até terem desaparecido os riscos da lixa anterior, e assim por diante, passando pelas lixas 180, 220, até papel de lixa metalográfica 320.
Antes do ataque químico, a interpretação da observação se faz necessária. No caso da amostra aqui estudada, o seu aspecto é nitidamente homogêneo.
Ataque dessa superfície por um reagente químico adequado.
O reativo usado neste trabalho é o de iodo, como já foi dito, sua composição é de: 10