Trabalho de Fisiologia Humana
Por que o psicólogo precisa conhecer Fisiologia Humana se seu objeto de estudo é o comportamento?
O estudo da Fisiologia é importante durante a formação profissional, pois muitas vezes poderemos nos deparar com situações em que quem se encontra a nossa frente apresente comportamentos que podem parecer de fundo psicológico, mas que são na verdade, sintomas de um problema fisiológico. Isso não quer dizer que o psicólogo esteja autorizado a diagnosticar alguma doença física ou medicar alguém. Entretanto, o profissional precisa estar atento e cercar-se de alguns cuidados, fazendo a anamnese do paciente e incentivando-o a investigar do ponto de vista médico queixas físicas que ele possa apresentar, quando inicia um processo psicoterapêutico.
Segundo Bueno (1997)
“ não só não se pode desprezar os determinantes biológicos do psiquismo, mas, ainda, se deve considerar que para se ter acesso a estes fenômenos chamados de ordem superior é preciso que se leve em conta o organismo nos seus componentes biológicos”.
Assim, o psicólogo deve sempre estar atento a todos os aspectos, pois cada célula, cada órgão, cada sistema “contribui para o funcionamento do organismo como um todo” (Pastore e Abdalla, p.9) interferindo simultaneamente para formar o indivíduo em sua plenitude.
O presente trabalho tem por objetivo relacionar os sistemas do corpo humano estudados no bimestre, fazer um levantamento de algumas doenças que possam interferir no bom funcionamento orgânico e ressaltar a importância da atuação profissional do psicólogo diante de tal enfermidade.
2. SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório é uma rede de vasos composta por veias, artérias e capilares, cuja função é levar, através do sangue, oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo.
O sangue é composto por uma parte sólida que corresponde a 40% do volume: glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos, plaquetas e plasma este último a parte líquida