ANÁLISE PIROGNÓSTICA, USO DO BICO DE BUNSEN E TESTE DA CHAMA
3470 palavras
14 páginas
1. INTRODUÇÃOO presente relatório consta os seguintes experimentos realizados: manuseio do bico de Bunsen, aquecimento de líquidos e análise pirognóstica.
O Bico de Bunsen tem função de aquecer sólidos e líquidos assim como mediar desidratações. A queima se faz possível com os combustíveis GLP ou gás natural.
Outro ensaio pelo qual seguira o relatório será a identificação dos íons Na, Li, K, Ba, Cu, Ca e Sr, sabe-se que muitos elementos metálicos sob excitação conveniente emitem radiações de comprimento de onda característico. Esse fato é utilizado nos familiares testes qualitativos de chama para os metais alcalino e alcalinos terrosos, no caso de um não metal o recomendável é utilizar-se da excitação elétrica, que também pode ser aplicada aos metais. A identificação dos íons têm por base o aquecimento de amostras sólidas ou líquidas, esta técnica é muito utilizada para identificar o íon positivo existente em um sal puro. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação (luz). Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
1.1. OBJETIVO
O objetivo do aquecimento de líquidos foi observar a agitação das partículas com isso o aumento da temperatura atingindo a ebulição. Da prática de identificação de íons foi visualizar elétrons excitados voltando ao seu estado fundamental, determinando assim, a cor de determinados sais, mediante seus espectros correspondentes.
2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
2.1. ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
O espectro eletromagnético é a distribuição da intensidade da radiação eletromagnética com relação ao seu comprimento de onda ou freqüência. A luz visível, os raios gama, e as microondas são todas manifestações de um mesmo fenômeno de radiação eletromagnética, apenas possuem diferentes comprimentos de onda. A figura