Trabalho de Fisiologia Humana
1) O que é placa motora e unidade motora?
Placa motora; é o local onde um estímulo elétrico tem que transformado em movimento, através de mediadores químicos, a acetilcolina permite essa transformação. As sinapses, incluindo as placas motoras e o sistema nervoso autônomo são colinérgicos, liberam acetilcolina. Unidade motora; é o conjunto de fibras musculares ativadas por um único neurônio motor alfa. Estes neurônios são grandes e se originam a partir do tronco cerebral ou da medula espinhal. O número de fibras musculares ativadas por cada unidade motora varia entre os músculos.
2) Explique como ocorre a fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de relaxamento da contração muscular.
Ação realizada por músculos que é ativado por íons cálcio, neste momento há ATP que é degradado a ADP para fornecer energia para a contração, causando a liberação destes no retículo sarcoplasmático. Eles realizam depois a receptação através de bombas de cálcio
(determina o relaxamento dos elementos contráteis do músculo liso, removendo os íons cálcio). A fase do relaxamento é um fenômeno fisiológico de distensão da musculatura que ocorre tanto naturalmente, como após uma contração muscular.
3) Cite quais as características dos seguintes tipos de fibras musculares esqueléticas humanas: tipo I, tipo
IIA e tipo IIB.
As fibras musculares dividem-se em; Tipo I, de contração lenta ou vermelha, são fibras com menor diâmetro, com um maior fornecimento sanguíneo, quando expresso em capilares por fibra, possuem muitas e grandes mitocôndrias e muitas enzimas oxidativas.
Tipo IIA, são também fibras brancas, com predomínio do metabolismo anaeróbio, mas já com uma capacidade oxidativa superior, o que as toma ligeiramente mais resistentes á fadiga do que as anteriores. Tipos IIB, constituem mais característico, são fibras de contração rápida, nas quais o metabolismo anaeróbico é dominante, o que origina uma grande acumulação de lactato no final do exercício.