TRABALHO DE FISICA
Movimento oscilatório: é dito oscilatório ou vibratório quando o móvel se desloca periodicamente sobre uma mesma trajetória, indo e vindo para um lado e para outro em relação a uma posição média de equilíbrio. Essa posição é o ponto sobre a trajetória, para o qual a resultante das forças que agem sobre o móvel, quando aí passa, é nula. Desse tipo são o movimento de um pêndulo, o movimento de uma lâmina vibrante e o movimento de um corpo preso a extremidade de uma mola
Movimentos harmônicos simples estão presentes em vários aspectos de nossas vidas, como nos movimentos do pêndulo de um relógio, de uma corda de violão ou uma mola. Esses movimentos realizam um mecanismo de “vaivém” em torno de uma posição de equilíbrio, sendo caracterizados por um período e por uma frequência.
Movimento periódico: ocorre quando a posição, a velocidade e a aceleração do móvel (estado cinemático) repetem-se em intervalos de tempos iguais. Por exemplo, o movimento elíptico de translação de um planeta em relação ao sol.
O intervalo de tempo necessário para que ocorra uma repetição do movimento é denominado período do movimento (T).
2 OBJETIVOS
1-Observar o comportamento de um pêndulo simples
2-Determinar, através do pêndulo simples os valores da velocidade, aceleração e deslocamento.
3- Obter a constante de amortecimento e constante do período do MHSA.
4- Observar os valores obtidos através da representação em gráficos.
3 MATERIAIS E METODOS
Os materiais utilizados para encontrar os resultados foram pesos, tripé universal, escala milimetrada, mola, cronometro.
4 RESULTADOS
5 CONCLUSÕES
Através da prática, foi possível constatar as propriedades físicas de um pêndulo simples, como descrito na teórica. Os valores obtidos variaram por que os métodos para a realização dos experimentos eram imprecisos, entretanto os resultados determinados foram satisfatórios sendo que estes não tiveram grande variação.
A