Trabalho De Fisica
A palavra magnetismo tem a sua origem no nome de uma pequena cidade da Ásia Menor, Magnésia, onde se descobriu um minério com a propriedade de atrair objectos de ferro. Esse minério ficou conhecido por magnetite. Esta propriedade da magnetite e observável tanto ao ar como no vácuo. A magnetite e outros imanes criam campos de forcas que gerem interacções magnéticas.
Campo magnético
Definição
É a região que se encontrão linhas de forças iónicas criadas por um magnetite.
Quando se trata de física eléctrica, cada carga cria em torno de si um campo eléctrico, do mesmo modo o íman cria um campo magnético, porém em um íman não há um mono pólo, desta forma o íman sempre terá uma carga positiva e outra negativa. É a região próxima a um íman que influencia outros ímanes ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como por exemplo: o cobalto e o ferro.
Linhas de força Linha de força ou linha de fluxo, geralmente no contexto do electromagnetismo, é a linha curva, imaginária, cuja tangente dá a direcção do campo eléctrico num dado ponto.
As linhas são geralmente curvas, mas não têm necessariamente de o ser em todos os casos; por exemplo, num campo magnético ou eléctrico uniforme, as linhas de campo são linhas rectas e imaginárias paralelas umas às outras.
Observando as linhas formadas por limalhas de ferro em uma folha de papel colocada sobre um íman, Michael Faraday propôs o conceito de linhas de força. Essas linhas permitem estudar por onde passa o campo eléctrico, e sua intensidade, conforme a concentração de limalha de ferro em determinada região. Elas são assim definidas como linhas imaginárias que mostram a actuação do campo eléctrico em um determinado ponto no espaço.
Uma tagente à linha de força em um determinado ponto indica a direcção do vector neste ponto.
O número de linhas de força por unidade de área é proporcional ao módulo do vector . Isto significa que as linhas são mais próximas entre si onde é maior e mais afastadas