trabalho de fisica
Mintaka está quase exatamente sobre o equador celeste: sua posição no horizonte, ao nascer, demarca o ponto cardeal Leste: o ponto em que se põe assinala o Oeste. Ao contrário de muitos outros grupos de estrelas, as Três Marias estão realmente próximas entre si: da Terra, distam cerca de 1 300 anos-luz ( 1 ano luz são 9,5 trilhões de quilômetros).Ao lado de Alnitak, com o céu muito escuro e transparente, se vê com luneta a famosa nebulosa da Cabeça do Cavalo. contelaçoes constelações são agrupamentos de estrelas aparentes, ou seja, imaginados desde tempos remotos por navegadores, poetas, astrônomos e outros. A princípio, esses observadores atribuíam formas a conjuntos de estrelas, imaginando “desenhos” de pessoas, objetos, animais e etc.
Orion – Constelação à qual pertencem as Três Marias – domina o céu de verão. Duas estrelas bem brilhantes de Orion ladeiam o trio à mesma distância: à esquerda, Betelgeuse, e à direita, Rigel. A distância delas até as Três Marias é igual à de um punho fechado, projetado contra o céu, mantendo o braço esticado. Betelgeuse é uma supergigante vermelha, em estado avançado de evolução. Está a 640 anos-luz e é tão grande que, se estivesse no lugar do Sol, engoliria todos os planetas até Marte. Rigel é uma supergigante azul, muito jovem e quente, a 800 anos-luz. À direita das Três Marias, em diagonal, se pode ver uma fileirinha de estrelas, formando espada de Orion. Não muito longe daí se acha Sirius, a estrela de maior brilho aparente de todo o céu.
Ela fica praticamente sobre a linha imaginária que liga as Três Marias, como Aldebaran. Ambas distam do trio cerca de um