Trabalho De Fisica Niveis De Energia Do Atomo
Níveis de Energia do Átomo
Nome: Jorge Marcelo de Carvalho Junior Nº: 14 Serie: 3ª B
Modelo de Bohr
Em 1913, Neils Bohr aperfeiçoou o modelo nuclear de Rutherford, concluindo que os elétrons estavam presentes em órbitas fora do núcleo e que essas órbitas eram específicas de raio fixo, cada uma caracterizada por níveis energéticos bem definidos.
Bohr determina que existem estados em que os elétrons possuem órbita assim permanece indefinidamente, sem ocorrer perca de sua energia, e com isso Bohr observou que quanto mais o elétron esta distante do centro, e com essa descoberta Bohr criou um novo modelo atômico com as seguintes características. -Cada elétron só pode ocupar determinada órbita circular sempre com a mesma energia, que permanece indefinidamente, sem irradiá-la. Essas órbitas correspondem a situações estáveis, denominadas de estados estacionários. A quantidade constante de energia de cada órbita é tanto maior quanto mais longe o elétron estiver do núcleo, ou seja, quanto mais afastada for sua órbita.
- Um átomo armazena energia é fazendo seus elétrons saltarem de uma órbita mais interna (de menor potencial de energia) para uma órbita mais externa (de maior potencial de energia). Assim, sempre que um átomo absorve energia, um ou mais de seus elétrons “saltam” para uma órbita mais externa. Quando o fornecimento de energia cessa, os elétrons que foram deslocados para as órbitas mais distantes tendem a restaurar o equilíbrio retornando à sua órbita original. Porém, toda ação que acumula energia, se for revertida, terá que liberar essa mesma energia. Então, quando o elétron retorna à órbita original ele deve liberar a mesma quantidade de energia recebida e o faz sob forma de energia luminosa, ou seja, emitindo um fóton.
A figura 1 pode se observar que o átomo esta em repouso com um eletron em sua volta, Na figura II você vê que um fóton, proveniente do meio exterior, colidiu com