Trabalho de filosofia
Respostas:
Pag.: 39
Analise e entendimento
1. Ele aprendeu a perguntar com Sócrates, seu antigo mestre, era um revolucionário, pois questionava a mesmice o tempo todo, o questionamento sobre tudo gerava o habito de pensar tanto dele como dos questionados, mas hoje se sair pela rua perguntando tudo pra todo mundo que vê vai virar um mala e corre o risco de arrumar briga.
2. Ele quis dizer que é absolutamente indispensável que o aspirante a filósofo sinta a necessidade de levar a seu estudo uma disposição infantil. Quem quiser ser filósofo necessitará ‘’puerilizar-se’’, infantilizar-se, transformar-se em menino.
3. Duvida filosófica sao duvidas que costumam surgir sobre temas fundamentais e permanentes da existência humana , dos quais trata a filosofia.Nem todo tipo de duvida é filosófico, pois algumas duvidas podem ser apenas especulações sobre algo que aconteceu, que esta acontecendo ou que vai acontecer.
4. A filosofia utiliza os métodos da razão e da fé. Para aprender a filosofar, claro que o questionamento é fundamental. Mas acho que de extrema importânc7.ia é aprender a se retirar do centro do mundo.
Pag. 46
5. A dúvida metódica tornou-se uma referência importantíssima e um clássico da filosofia moderna. Trata-se de um exercício de dúvida em relação a tudo o que ele, Descartes, conhecia ou pensava até então ser verdadeiro. É chamado de “dúvida radical”, por que a dúvida vai atingindo tudo e chega a um ponto extremo em que não é possível ter certeza de nada, nem de que o mundo existe. Como em um jogo, uma brincadeira, Descartes tentou duvidar até da própria existência. Por isso a dúvida metódica costuma ser chamada também de “dúvida hiperbólica.”
6. Descarte resolveu construir algo diferente, uma nova ciência que garantisse um conhecimento sólido e verdadeiro.
7.
8. “Idéias que nascem dos sentidos” quer dizer que a maioria das pessoas quase sempre confia naquilo que vê, ouve e sente. Em geral, acredita-se que se os