Trabalho de filosofia
De
Filosofia
Nomes: Ana Elisa, Guilherme Guasti, Luana, Lucas e Sônia.
Série: 9º ano A
Prof.: André
O que é feminismo?
Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como objetivo, direitos iguais e uma vivência humana por meio do direito feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero.
A história do movimento feminista
A maioria das historiadoras feministas ocidentais defendem que todos os movimentos que trabalham pela obtenção dos direitos da mulher devem ser considerados movimentos feministas, mesmo que eles não usem ou tenham usado o termo para identificar-se. Outros historiadores defendem que o termo deva ser restrito aos movimentos feministas modernos e seus descendentes. Estes historiadores utilizam o termo protofeminismo para descrever movimentos mais antigos.
Feminismo no Brasil
O movimento feminista no Brasil começou a tomar corpo no começo do século XX, mais precisamente entre as décadas de 1930 e 1940.
A estrutura familiar e social do brasileiro era totalmente construída sobre a figura do homem; um regime patriarcal. O feminismo no país surgiu, assim como em outros cantos do mundo, como uma tentativa de inserir a mulher brasileira na sociedade, dando voz e expressão às suas necessidades.
Um dos grandes marcos do movimento feminista no Brasil foi à conquista do direito ao voto nas eleições, em 1934, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
O pensamento feminista de Simone de Beauvoir
Foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista francesa.
Simone de Beauvoir foi uma das escritoras mais influentes do ocidente. Suas ideias tratavam de questões ligadas à independência feminina e o papel da mulher na sociedade.
Feminismo movimento politico
O feminismo é a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres como tal, é político, num sentido mais amplo de política, que leva em conta as relações sociais.
Quando mulheres se organizam para estudar, protestar ou pensar em