Trabalho de filosofia
Apofântico o enunciado que pode ser considerado verdadeiro ou falso e considerou que esse tipo de enunciado é o único objeto da lógica: da qual, portanto, são excluídas as orações, as ordens, etc, cujo estudo pertence à retórica ou à poética.
Argumentum ad Verecundiam (Apelo à autoridade)
Argumentação baseada no apelo a alguma autoridade reconhecida para comprovar a premissa.
Círculo vicioso é uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita, de acontecimentos e conseqüências que sempre resulta numa situação que parece sem saída e sempre desfavorável, principalmente para quem se vê capturado por esse tipo de relação.
Falsa Causa
Argumento falacioso que conclui a partir de uma relação de causa e efeito fundamentada numa mera antecedência de fatos.
Generalização apressada
Falácia de generalização apressada, como o nome indica, é aquela em que uma pessoa constrói algumas premissas para um argumento e, em seguida, o conclui rápido demais. Noutras palavras, é tirar uma conclusão com base em evidências insuficientes.
Equívoco e Ambigüidade
Apesar de serem duas falácias distintas, ambas induzem-nos ao erro através dos múltiplos sentidos das palavras. Se no equívoco o argumentador utiliza-se de uma mesma palavra com sentidos diferentes para coisas igualmente distintas; na ambigüidade vê-se o emprego de palavras que nos levam a uma interpretação duvidosa do assunto em questão.
Causa Comum
Trata-se de uma "confusão entre causas e efeitos". Isso se dá quando dois acontecimentos são tomados como causa um do outro, esquecendo-se, porém, que ambos são causados por um terceiro.
Petição de Princípio
Ocorre quando as premissas são tão questionáveis quanto a conclusão alcançada.
Apelo a Ignorância
Ocorre quando algo é considerado verdadeiro simplesmente porque não foi provado que é falso (ou provar que algo é falso por não haver provas de que seja verdade). Note que é