Trabalho de Filosofia
Sumário
1. Introdução
2. Filosofia Antiga
2.1. Pré-Socráticos
2.2. Socráticos ou Clássico
2.3. Sistemático
2.4. Helenístico
3. Filosofia Medieval
4. Filosofia Moderna
4.1. Renascimento ou Renascença
4.2. Racionalismo e Empirismo
4.3. Ilustração ou Iluminismo
5. Filosofia Contemporânea
5.1. Século XIX
5.2. Século XX
6. Resumo da Biografia
Introdução
Filosofia Antiga (século VI a.C. até o século VI d.C.)
Trata-se do início da Filosofia, da identificação de seus primeiros problemas. Tendo como espaços iniciais as cidades-Estados da Grécia, chamados poleis, seu desenvolvimento atingiu várias cidades do Império Romano, inclusive no norte da África.
Pode ser classificada em quatro períodos:
Pré-Socráticos
Socrático ou Clássico
Sistemático
Helenístico
Período Pré-socrático (final do séc. VII ao final do séc. V a.C.)
Também denominado de cosmológico ou período naturalista. Caracterizou-se pelo problema da physis (natureza) e do cosmos (universo), ou seja, os filósofos da época tinham como preocupação fundamental descobrir a substância essencial de todos os seres, a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
Esta descoberta deveria dar-se pela racionalidade e pelo conhecimento científico, e não pelos mitos, que eram a forma comum de explicação para os fenômenos da natureza antes deste período.
Eles defendiam que o mundo não surgiu do nada, e que a natureza é eterna, já que, mesmo que as coisas se transformem, elas nunca desaparecem. A preocupação deles sobre o princípio (a arché) da natureza fez com que estabelecessem as primeiras elaborações à procura de um princípio lógico que explicasse a própria natureza. Surgiram diversas escolas, mas os pré-socráticos, de maneira geral, buscavam a arché.
Principais filósofos pré-socráticos:
Escola Jônica, cujos principais representantes são Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto e Heráclito de Éfeso;
Escola Pitagórica ou Itálica, cujos representantes são