Sociologia
Disciplina: Sociologia
Tutor: Claudio do Nascimento
Aluno(a): Rafael Wesley Fortunato rgm:133209-1
Data de entrega: 18/05/2015
Escola de Chicago diretamente ligada ao processo de expansão urbana e crescimento demográfico da cidade de Chicago, resulta no acelerado desenvolvimento industrial das metrópoles do Meio Oeste norte-americano. Podemos entender que ela exerceu grande autoridade entre os pensadores brasileiros. Uma herança marcante de sabedoria, curiosamente, os estudos de comunidade próprios da Sociologia Rural, na Antropologia Urbana que até hoje trabalha com os métodos e alguns conceitos da Escola de Chicago.
No mundo em desenvolvimento, as megacidades vão crescer mais rapidamente que o calculado de suas infraestruturas permitiria. Essa expansão descontrolada pode originar grandes volumes de tráfego, elevadas concentrações industriais e sobrecargas ambientais.
Nos países desenvolvidos, as regiões metropolitanas podem estar de forma interligada e existir entre elas tamanha circulação de pessoas, serviços, mercadorias, capital e informações que se formam as megalópoles. Nas últimas décadas, a conturbação de São Paulo a Campinas, por exemplo, foi tão intensa que criou a primeira macro metrópole do Hemisfério Sul. O crescimento das periferias obrigou São Paulo a conviver com problemas gigantescos. Morar longe do trabalho, e sem contar com transporte eficiente, a falta de políticas pública de saúde e educação que são fundamentais para uma existência mais humanizada, que insulta a ideia de cidade organizada.
A cidade grande disponibiliza mais oportunidades de emprego impulsionando o processo migratório e a mobilização dos desempregados. Essas pessoas muitas vezes acabam se proliferando em moradias nos terrenos de baixo custo, ou mesmo fazendo com que o índice de invasão de terrenos públicos na periferia das cidades menores aumente.
Assim é necessário que o governo articular políticas de integração que