Trabalho De Filosofia
Obra:
O verso 24 do fragmento 1 contém uma palavra que serviu de início a especulações sobre a datação da composição do poema. Nesse verso, a deusa fala ao destinatário da mensagem, pensou-se que esta palavra faz referência a um homem com idade inferior a trinta anos e, tendo em conta a sua data de nascimento, podemos colocar a criação do poema entre 490 a.C. e 475 a.C. Mas objetivou-se que a palavra deve ser entendida no seu contexto religioso: indica a relação de superioridade da deusa em relação ao homem que recebe a revelação. A sua conclusão é que é impossível dizer em que idade Parménides escreveu o poema.
Este poema, como obra completa, considera-se perdido de maneira irremediável. A partir da sua composição, foi copiado muitas vezes, mas a última referência à obra completa deriva de Simplício, no século VI: escreve que esta obra já havia se tornado rara naquela época. O que nos chega do poema são citações fragmentárias, presentes nas obras de diversos autores.
O pensamento de Parmênides:
Parmênides inaugura algo radicalmente na filosofia ao considerar não os elementos, mas o abstrato, em seu pensamento há uma recusa da sensação como meio de chegar à verdade, para ele, a sensação é um caminho errado para a investigação porque gera contradições e confunde o que existe com o que não existe, o ser com o não ser.
Seu pensamento está exposto num poema filosófico intitulado Sobre a Natureza e sua permanência, dividido em duas partes distintas: uma que trata do caminho da verdade e outra que trata do caminho da opinião, ou seja, daquilo