respostas de economia ATPS
CONSIDERANDO AS QUESTÕES ECONÔMICAS DISCUTIDAS EM SALA DE AULA E DE ACORDO COM A BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA, RESPONDA E JUSTIFIQUE
AS SEGUINTES QUESTÕES:
1. Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar Inflação?
2. Por que há diferenças na renda per capita entre a populações de diferentes regiões do país?
3. Como pode uma desvalorização cambial conduzir a uma melhoria na balança comercial e uma redução do salário real?
4. Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança?
5. Por que a taxa de juros de mercado e o preço esperado de venda do produto são dados importantes para as decisões de investimento das empresas?
6. Por que a alta de preço do cafezinho reduz a demanda de açúcar?
7. Como uma crise imobiliária nos EUA afetou negativamente a economia brasileira
RESPOSTAS:
1. Os preços de mercado são função da lei de oferta e procura.
Quando aumenta a oferta, os preços caem e quando aumenta a procura os preços sobem. Para ter estabilidade de preços é necessário que a economia funcione com os preços dos bens e serviços no ponto de equilíbrio entre oferta e procura.
2. Embora seja um índice muito útil, por se tratar de uma média amplamente utilizada na literatura econômica em geral, tal coeficiente esconde várias disparidades na distribuição de renda. Um país, por exemplo, pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Também pode ser que um país tenha uma baixa renda per capita mas não tenha muita concentração de renda, não tendo assim grande desigualdade entre ricos e pobres. Os países com a mais alta renda per capita são, em primeiro lugar Luxemburgo, segundo Noruega, e em terceiro os Estados Unidos.
Também é importante ver que é impossível comparar as rendas per capita dos outros países, porque os preços dos produtos não são iguais e as diferenças entre os preços dos produtos são desproporcionais entre si, o que torna impossível saber se um