Trabalho De Filosofia
Professor: Gil Malta
Ano letivo: 14/15
Trabalho de filosofia
A distinção entre sonho e realidade nem sempre é fácil, como podemos constatar no filme “A Origem” e no pensamento filosófico de Descartes.
Segundo Descartes e a sua aplicação da dúvida, se algumas vez não conseguirmos distinguir o sonho de realidade, então devemos supor que nunca conseguimos distinguir o sonho da realidade. Por vezes como não conseguimos fazer essa distyinçao entre sonho e realidade, os objetos físico e o mundio exterior são postos em causa e começamos a questionar se tudo o que vivemos não passa de um sonho ou se este mon«mento ou outro são um sonho. No filme “A Origem “ deparamo-nos com esta situação pois dificilmente as personagens dp filme conseguem distyinguir o sonho da realidade tal como nós, espectadores. No entanto, alguém pode contariar esta ideia, dizend que os sonhos podem ser distinguidos da realidade pois, por exemplo, nos sonhos conseguimos voar masi isto só acontece çporque cada individuo so utilza uma pequena percentagem do cérebro , enquanto que o nosso subconsciente utiliza quase cem por cento deste, daí consegurimos cvoar nos sonhos. Alguém ainda poderia dizer que distiunguir a realidade do sonho é faci pelo facto de nunca nos conseguirmos lembar do inicio dos nossos sonhos e assim não nos conseguriamos lebarra, por exemplo, de como chegamos há escola. No enytnto, semdp toda a nossa existência um sonho, o nosso ponto de partida seria o nossso nascimento e não nos lembramos dele.
Como já referi, no filme “A Origem” é difícil fazer a distinção entre realidade e sonho. Até mesmo a personagem principal, interpretada por Leonardo DiCaprio, que supostamente era o que melhor compreendia o “funcionamento” do mundo irreal, acaba por se perder no limbo (fica preso ao sonho). A equipa um objecto , um amuleto que os ajuda a distinguir a realidade de um sonho e é apenas assim que acreditam que se encontram num sonho ou na realidade. Porem