Trabalho de Filosofia
1. Para que os filósofos investigam o processo do conhecimento?
Os filósofos investigam o processo do conhecimento para tentar se aproximar de respostas para problemas (ex.porque a mente não é um objeto concreto, o conhecimento ser subjetivo,e o aprendizado variar de um indivíduo para outro). Assim, os filósofos investigam o processo do conhecimento para tentar seaproximar de respostas para esses problemas, ainda que não se possa dar respostas objetivas.
4. Em que diferem idealismo e realismo?
O idealismo é baseado em coisas impossíveis de se alcançar,em algoque seria perfeito mas não é real,algo imaginário e subjetivo.
O realismo seria as coisas que realmente acontecem,algo real e objetivo.
O realismo nos fala que as percepções que temos dos objetos sãoreais que são realmente o que vimos já o Idealismos nos trás a ideia de que o que vimos é uma construção da nossa mente e pode ser tratada de diversas formas pelo sujeito
6. O criticismo representauma tentativa de superação do impasse criado pelo ceticismo e o dogmatismo. Explique essa afirmação.
Segundo a explicação de Kant na tentativa de resolver esse impasse nos disse que sim é possível terconhecimento porem o conhecimento pode ser limitado e ocorrer sob condições especificas.
7. “Ao nascermos, nossa mente é como um papel em branco”. Explique essa afirmação, quem a formulou e a quecorrente pertence.
Quem a formulou foi Locke, e quer dizer que nossa mente é um papel em branco. Ele fazia parte do Empirismo que tem como base a valorização dos sentimentos. Eles acreditam que todasas ideias vêm da percepção que temos através dos nossos sentidos e é dai que nos formulamos nossas ideias.
2. Como Descartes refuta o empirismo usando como argumento a idéia de Deus e da alma?
Aexistência de Deus é provada segundo Descartes porque, existindo a razão e o pensamento, é preciso haver um fiador dessa razão e desse pensamento, algo que lhe dê coerência. Pela razão, existe Deus....