trabalho de filosofia
CONSIDERAÇÕES SOBRE A CORRIDA
A corrida é uma das formas mais primitivas de exercício e dever ter surgido da necessidade dos homens primitivos de andar mais depressa para fugir de alguns perigos ou perseguir a caça. A prática regular da corrida aumenta a capacidade respiratória, melhora a circulação sanguínea e aumenta a força muscular.
Quando uma pessoa está andando, ela mantém um dos pés no chão e o outro no ar, a todo momento. Na corrida, de tempos em tempos, os dois pés do atleta ficam no ar. A corrida é, na verdade, uma secessão de pequenos saltos. Ao correr, elevamos os joelhos ao mesmo tempo que movimentamos os braços. Desta forma, obteremos um rápido deslocamento o nosso corpo Para pequenos percursos o mais importante é a velocidade do atleta, pois não exigem muita resistência. Já os longos percursos não requerem principalmente velocidade, pois ninguém aguentaria correr velozmente até o final. Além da velocidade, as corridas longas exigem principalmente resistência. Assim as corridas de pequeno percurso desenvolvem a velocidade, enquanto as corridas de longo percurso, além da velocidade, desenvolvem a resistência. Considerando a distância, as corridas dividem-se em: corridas rasas: curta distância (velocidade), que nas competições oficiais vão até os 400 metros; corridas de meio-fundo: (800 metros e 1500 metros); corridas de fundo: longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilometros).
Quando , porém, são combinadas com saltos de barreira, temos a corrida com obstáculosOutros tipos de corrida são:
Corridas mistas: são corridas que têm seu início e seu final numa pista, porém, o percurso é desenvolvido nas ruas e estradas.
Corridas cross country: são corridas de longa distância, realizadas em campos, bosques e terrenos acidentados. É um tipo de prova muito divulgado nos países europeus.
Pedestrianismo: são corridas de longa distância realizadas nas ruas da cidade. No