Trabalho de Filosofia
1. A partir das duas definições de filosofia apresentada e debatida em sala, o grupo deve elaborar uma definição própria.
Quando Sócrate entrou no Oráculo e lá leu a seguinte frase “conhecer-te a ti mesmo”, nascia nele não só a vontade de conhecer a si próprio, mas também conhecer, questionar e tentar interpretar o mundo. Isso é a filosofia, uma forma de conhecer e questionar o mundo e a si mesmo, adquirir novos horizontes e perspectivas.
2. O excerto a seguir foi retirado do texto “e para você, qual a importância da filosofia?”. Debate em seu grupo e formule uma resposta para a tese defendida pelo autor do texto.
“Qualquer aluno, hoje, que não tem o mínimo de conhecimento geral em filosofia ficará com uma grande lacuna em seu aprendizado, e no futuro quando vir a ser, talvez, um operador do direito sentirá que algo lhe falta, e, com certeza, terá que retomar aquilo que para ele causava tanta repulsa: o ensino da nobre filosofia”.
A Filosofia é uma matéria que causa repulsa em grande parte dos alunos de Direito pois é uma matéria complexa. Os futuros operadores do Direito sentirão que lhes falta o entendimento da forma de pensar das pessoas, traz a ele o auto questionamento, da visão analítica para a aplicabilidade das normas jurídicas e morais. A filosofia se impõe na sua consciência e fazendo-o refletir para o bem do livre julgamento. A final o Jurista deve agir com inteligência e Razão. A filosofia completa a cultura do Jurista.
Além disso, ela tem um papel muito importante para todas as pessoas, mesmo que ela digam que não. Todas as pessoas nascem sem saber nada, e ao longo da vida vão aprendendo sobre o mundo, então mesmo que digam que não usam ou que não gostam de filosofia, no fundo todas elas a usam e tem.
3. A noçao de problema é central para a filosofia. Reflita sobre os problemas que a juventude brasileira enfrenta e