Trabalho de filosofia
Filosofia
O que é filosofia
Professor: Fábio
Deborah Rodrigues L.
João Vitor
Vander Gabriel C.
Turma: 181
Porto Alegre dia 09 de maio de 2013
Introdução:
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.
Filosofia:
A filosofia se originou na Grécia há mais de 25 séculos. A filosofia tem como significado ‘amor á sabedoria’. A filosofia vem da admiração do homem diante das coisas. Para os antigos admiração é á base da sabedoria. A admiração pode ser traduzida do grego como assombro, encanto ou maravilhamento.
A mesma ideia de assombro foi utilizada na obra metafisica feita por Aristóteles. No século XVII René Descartes voltou ao encanto filosófico pelas coisas.
A filosofia é a fonte das ideias, que dão origem a outras ideias, criando as matrizes do nosso modo de pensar que se renova ao passar dos séculos.
A filosofia não é uma ideologia; ela não apresenta verdades em que nós podemos acreditar; nem pontos para guiar nossa vida.
Isso acontece porque atividades dos filósofos consiste em fazer perguntas para responde-las.
Por isso é própria do filosofo duvidar. Filosofia é conhecimento critico que toma distancia do senso comum, Sócrates com a frase ‘só sei que nada sei’.
Durante as Idades Antiga e Medieval, a filosofia compreendia praticamente todas as áreas de investigação teórica. Em seu escopo figuravam desde disciplinas altamente abstratas - em que se estudavam o "ser enquanto ser" e os princípios gerais do raciocínio, como a queda dos corpos e a classificação dos seres vivos. Especialmente a partir do século XVII,