Trabalho de filosofia
1- A educação tem por missão, por um lado, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, por outro, levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta. Desde tenra idade, a escola deve, pois, aproveitar todas as ocasiões para esta dupla aprendizagem. Algumas disciplinas estão mais adaptadas a este fim, em particular a geografia humana a partir do ensino básico e as línguas e literaturas estrangeiras mais tarde.
Passando à descoberta do outro, necessariamente, pela descoberta de si mesmo, e por dar à criança e ao adolescente uma visão ajustada do mundo, a educação, seja ela dada pela família, pela comunidade ou pela escola, deve, antes de tudo, ajudá-los a descobrirem- se a si mesmos. 2- Estudar filosofia não dará a fórmula mágica para “pensar corretamente”, ninguém precisa “aprender a pensar”. A filosofia ensina a questionar o porquê das coisas da nossa realidade. Portanto, auxilia na construção de uma consciência crítica das condições que orientam a nossa conduta em relação à realidade. É preciso que os indivíduos busquem a verdade em si mesmo e não nos valores pré-estabelecido pela sociedade.
3- O objetivo principal é a manutenção e a conservação da sociedade como um todo, integrando harmonicamente os indivíduos ao organismo social já existente. A educação funciona como um fator quase que externo da sociedade, algo de limítrofe entre relações que são ou não permitidas, pois acaba sendo um fator de equilíbrio e de ordenamento da mesma, não só permanente, como simultâneo. Tendo a adaptação do indivíduo à sociedade como seu objetivo mais básico e fundamental, funcionaria como fator de redenção da sociedade, através das suas formas mais puras de relação e de sinergia entre os indivíduos do conjunto social.
4- É notável e urgente que a educação escolar sofra modificações, adaptações e renovações, a fim de acompanhar todo esse movimento de transformação na