Trabalho de filosofia sobre a Sociedade
Uma sociedade é um conjunto de relações organizadas entre os indivíduos que a compõem. Auguste Comte, que inventou no século XIX o termo “sociologia”, afirma que não se pode definir uma sociedade simplesmente como a soma das atividades individuais. Individuo e sociedade não podem ser definidos um sem o outro. Como imaginar que uma pessoa possa substituir e crescer fora de uma sociedade? Aristóteles já dizia: o homem é um animal político.
A sociedade e o “animal político”
A sociedade pode ser considerada a origem e a finalidade do ser humano: ele nasce numa sociedade e sua vida consistirá em aprender a viver nela. Um homem que não fizesse parte de uma sociedade seria um deus ou um animal para Aristóteles. O homem se transforma de verdade em ser humano ao adaptar-se à vida em sociedade. A finalidade teórica de uma sociedade é então ajudar para que cada pessoa possa explorar todas as suas aptidões humanas para seu benefício e o da comunidade. Mas definir o homem como naturalmente social não basta para explicar a origem da sociedade.
Origem da Sociedade
Platão e também Aristóteles acreditavam que era a necessidade material que estava na origem da formação das sociedades, ao comprovar que o esforço coletivo era mais efetivo. Muito mais tarde, no século XVIII, Rousseau rejeitará a suposta tendência natural do homem a viver em sociedade. Segundo ele, o homem em seu estado natural é um ser solidário e pacífico que só procura satisfazer necessidades elementares para sua sobrevivência. A sociedade aparece quando os homens se vêem obrigados a unir seus esforços diante de uma natureza que havia se tornado hostil.
A sociedade contra o indivíduo
No final do século XVIII, Kant propõe outra teoria. Todos os homens estão dispostos a viver em sociedade, mas essa tendência natural entra em conflito com outra tendência que faz com que cada indivíduo pretenda impor sua singularidade. Todos sentem a necessidade da vida em sociedade, mas a ambição pessoal faz