teoria da comunicação
Para dar foco, foram escolhidas duas emissoras, sendo analisadas as notícias veiculadas via internet do site G1 e R7.
As análises sobre as notícias veiculadas foram analisadas na seção “Notícias” e na seção “Vídeos”. Analisando a teoria de “Agenda Setting”, o site R7 deu muito mais ênfase ao assunto na parte de Notícias, porém na parte de vídeos (veiculados na mídia televisiva) não. O G1 deu pouco espaço. A teoria de Agendamento constrói um quadro interpretativo e veicula assuntos que devem ser tratados ao decorrer do dia da população, porém a maior parte dessa população tem acesso apenas à televisão, onde as notícias sobre Guarani-Kaiowá foi pouco mencionada, houve um “escassez” proposital de notícias. Ou seja, o agendamento atingiu apenas a sociedade de classe média, pois são em sua maioria que têm acesso a internet.
Em relação a Gatekeeping, que relaciona as notícias veiculadas a interesses políticos, pode-se explicar o porque poucas notícias foram encontradas no site G1 e com poucas atualizações de vídeos, com um grande espaço de tempo entre uma e outra, concluindo que não há veiculação de notícias sobre o caso dos indígenas Guarani-Kaiowá em telejornais da Rede Globo, inclusive o mais importante e assistido no país inteiro, que é o Jornal Nacional. Interesses políticos resultam a essa não veiculação de notícias, manipulação e talvez o “não querer” manchar os noticiários com notícias tão cruéis desse tipo.
Analisando a vertente da Teoria da Comunicação “Newsmaking”, sabe-se que muitas e muitas notícias devem ser escolhidas para a publicação, seja em jornais impressos ou eletrônicos. Porém, pode-se supor que não é apenas o Newsmaking que “impede” a publicação de determinadas notícias nessas duas mídias eletrônicas de veiculação de notícias, mas a fusão de Gatekeeping e Newsmaking.