Trabalho De Filosofia Do Direito Roberto
Filosofia do direito dos gregos ao pós modernismos
O texto relata logo de inicio sobre o positivismo jurídico onde o direito é uma criação humana por vontade expressa dos governantes pois procura eliminar todas as considerações subjetivas mas que o direito não é um fenômeno estável ou transitório mas sim por meios empíricos e variável conforme a sociedade vai evoluindo . o direito moderno tem de ser para facilitar a vida social dos habitantes de um determinado Estado, pois é comum haver celebrações de contratos, testamentos, compra e venda de propriedades, etc.
Mas o positivismo jurídico nos faz refletir entre direito e a moral já que o direito não tem a necessidade da moral para que seja valido e reconhecido. Para isso vem o estudo da filosofia do direito junto com a sociologia para que possamos através da hermenêutica a visão do direito com uma forma de proteção legal e também de se fazer a justiça de uma forma mediante o caso concreto pois temos pesos e medidas para cada ato feito. EX. não podemos dar a mesma pena para Maria que mata o marido para se livrar dos maus tratos sofridos todos os dias quando este chega em casa com o de João que mata o cunhado por causa de uma partida de futebol.
O texto nos faz refletir sobre a lei dura e seca com o motivo de fato ou seja a filosofia do direito nos revela a compreensão de como temos de conviver com os fenômenos do direito.
Texto 11 Luiz Carlos barroso
O texto esta dividido em 3 capítulos sendo que no primeiro relata a pós modernidade e o direito através de uma reflexão da modernidade principalmente no campo econômico onde nos da a a noção de que com tanta tecnologia com que o homem cada vês mais se especialize gera uma competição no mercado e trabalho e gera uma exclusão social ou seja a maquina no lugar do homem . na política o Estado e que tem a guarda do lucro e da competividade já que no direito ainda temos a justiça branda com os ricos e pesada com os pobres já que a nossa herança é