Trabalho de filosofia(abordagem geral)
A filosofia é perturbadora da paz porque, assim como Sócrates, ela é subversiva pois desnorteia, perturba a ordem do conhecer e do fazer. A atitude filosófica desperta no indivíduo um senso crítico, isto é, uma capacidade de avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume ou um comportamento. Dessa forma, a filosofia faz com que o sujeito rejeite os pré-conceitos, as pré-noções e, nas palavras de Platão, se ‘‘espante’’ diante da vida, reconhecendo sua própria ignorância e buscando o conhecimento verdadeiro das coisas. A filosofia abala, assim, a falsa “paz” do mundo já que a pessoa que possui uma atitude filosófica não se deixa guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos.
5- O que significa dizer que a filosofia está em permanente luta consigo mesma?
A etimologia da palavra filosofia vem de philos(que significa amor) e shopia(que significa sabedoria) daí entende-se o significado de filosofia: amor à sabedoria. Sendo assim, a filosofia é a procura amorosa da verdade. Ora, a verdade não é um conceito pronto e acabado; muito pelo contrário, a verdade é dialética, muda a todo instante. A filosofia não possui a verdade, mas a busca incessantemente; nessa busca o filósofo elabora uma “verdade processo’’, ou seja, uma verdade relativa que, no momento, representa o ponto vanguardeiro(“tendendo para a verdade absoluta’’) e, de toda forma, admitimos, com Hegel, que as teorias científica, tal como as doutrinas filosóficas mais avançadas, em cada época, vão acrescentando pedras à grande, à ininterrupta, à infinita edificação, e constituem, afinal, ‘‘os momentos imperecíveis do Todo’’. Em suma, a filosofia está em permanente luta consigo mesma porque almeja(mesmo sendo impossível) alcançar a verdade absoluta.
6- Qual a relação da Filosofia com o Ser Humano, com a sua liberdade e com a busca da verdade? A filosofia desperta no homem uma reflexão crítica sobre mundo