Trabalho De Filosofia 13 1
DE GOIÂNIA – GOIÁS
CURSO: SERVIÇOS SOCIAL
ETICA PROFISSIONAL
Aluna
1.
Kamila Ferreira Carcute RA:7700639575
Prof.Me.
Maurício Dias
Aparecida de Goiânia, 07 de novembro de
2014
Introdução
Este texto, segundo Maria Lucia Silva Barroco traz uma crítica-histórica teoria social de Marx só interessa a quem concebe a história como um campo de possibilidades abertas, não apenas à barbárie, à desumanização, à reificação do presente, mas sobretudo aos coletivos que apostam na criação de uma nova sociedade, onde a liberdade possa ser vivida, em todas as suas potencialidades.
O eixo condutor da análise é dado pela apreensão das determinações e mediações que incidem sobre a consciência ético - política da profissão, concebida como expressão particular de inúmeras possibilidades inscritas na cultura brasileira, na formação moral dos indivíduos sociais, nas formas de representação e vivência do trabalho, da vida cotidiana, da vida cívica e política, na apreensão do significado da profissão e da questão social na sociedade burguesa, nas respostas às suas determinações, na coesão em torno de valores, finalidades e responsabilidades profissionais coletivas.
A ética profissional é tomada em suas particularidades como expressão: de um ethos sociocultural e profissional da moralidade profissional, de suas bases teóricas e filosóficas, do produto concreto de sua prática e de sua normatização .
O PROCESSO DE RUPTURA COM A ÉTICA TRADICIONAL
3.1.
Do agente de mudança ao
compromisso político com as classes trabalhadoras(60/70).
trabalhadora.
“O Assistente Social é antes de tudo pessoa, por isso não pode ser dispensado ou ser neutro” (kisnermam, 1983: 46)
Segundo José Paulo Netto nos anos 60/70, sob
influência do movimento de reconceituação e da militância cívico-política,
se
aproxima
do
marxismo e inicia experiências práticas voltadas ao compromisso com as classes populares. Neste momento, a produção de uma visão crítica