Trabalho de etica
A consciência critica se torna cada vez mais necessária nas organizações, forma um ser social que traz influência em todos as dimensões, da qual ele faz parte.
Começamos pela definição de consciência crítica, no sentido psicológico e ético, descrevemos o que significa crítica, como nasce a consciência crítica nos indivíduos, quais são as relações que temos com a sociedade,como alcançamos o desenvolvimento da consciência crítica através da abertura intelectual,segurança afetiva , sabendo como lidar com os imprevistos que acontecem,a auto-identidade que se forma no ambiente de trabalho com a interiorização,exteriorização e objetivação e influencia nos relacionamentos entre colaboradores,a importância daplausibilidade e legitimação nas organizações para se manter no mercado.
Necessidade da consciência critica
A definição mais presente no cotidiano de nossa sociedade é aquela sintetizada pelos dicionários. Sendo assim, vejamos então inicialmente a definição Aureliana para a palavra consciência que seria:
O atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade;
Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados;
Conhecimento imediato de sua própria atividade psíquica;
Cuidado com que se executa um trabalho, se cumpre um dever;
Senso de responsabilidade;
Conhecimento noção. (Dicionário Aurélio, 1993 p.140).
No sentido psicológico sabemos que e a percepção que temos de nos mesmos (interior) e do exterior (que nos rodeia).
No sentido ético e a capacidade de julgar o bem e o mal para si mesmo no momento em que vive, através de suas experiências.
“Para ganhar, outro tem que perder”
Essa frase e usado por muitos como uma justificativa, onde as pessoas consideram que para alcançar um objetivo no trabalho (também em outras situações), podem fazer qualquer coisa, ter qualquer ação, tomar qualquer postura(mesmo que traga prejuízo aos outros envolvidos) desde que consiga sua própria