Trabalho de Estágio
O conhecimento e o aprendizado fora da sala de aula, são muito importantes, principalmente quando você tiver a oportunidade de colocar em pratica não só o que você aprendeu em sala de aula, mas também apresentar mudanças no quadro de ensino.A professora MªSocorro Lucena Lima (2008) assim definiu o Estágio: “É um componente curricular da formação profissional que busca a produção do conhecimento e da praxis, mediante atuação e mobilização de saberes, experiências e vivências investigativas no trânsito entre as relações de poder da universidade e dos espaços que recebem os estagiários”.
O estágio, na maioria das vezes, é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.
O primeiro momento na escola para a preparação do estágio deve ser aproveitado para observar o funcionamento da escola, tanto na parte administrativa ; coordenação ; quanto na sala de aula, dos alunos da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano escolar. Essa observação permite a coleta de informações extremamente importantes, para que o acadêmico possa elaborar seu projeto de intervenção pedagógico ; Docência/Regência; em sala de aula que será a segunda etapa do estágio.
O estágio supervisionado é um eixo articulador entre teoria e prática. Portanto, a oportunidade em que o professor em formação entre em contato com a realidade profissional com todas as suas implicações, em que irá atuar, para conhecê-la e para desenvolver suas competências e habilidades necessárias à aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados ao longo do curso.
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Escola pública municipal, uma EMEI localizada na zona oeste (Vila São Francisco), atende + ou – 300 crianças em 2 turnos. O prédio da unidade escolar é antigo, mas bem conservado; tem 5 salas de aula e 1 brinquedoteca, tem 2 parques bem