trabalho de estatistica
Estatística Comparativa entre os três níveis de tabagismo baseada na quantidade de cigarros consumidos diariamente.
Disciplina: Estatística.
Aluno(a): Tricia Ataíde.
Professor: ?????????
Rio de Janeiro, 05 de junho de 2014.
1. Introdução:
O tabagismo está relacionado a 30% das mortes por câncer. É fator de risco para desenvolver carcinomas do aparelho respiratório, esôfago, estômago, pâncreas, cérvix uterina, rim e bexiga.
A nicotina induz tolerância e dependência pela ação nas vias dopaminérgicas centrais, levando às sensações de prazer e recompensa mediadas pelo sistema límbico. É estimulante do sistema nervoso central (SNC), aumenta o estado de alerta e reduz o apetite. A diminuição de 50% no consumo da nicotina pode desencadear sintomas de abstinência nos indivíduos dependentes: ansiedade, irritabilidade, distúrbios do sono, aumento do apetite, alterações cognitivas e fissura pelo cigarro. O aconselhamento médico é fundamental para o sucesso no abandono do fumo, porque o profissional poderá traçar junto com o paciente uma estratégia de tratamento que seja condizente com o seu estilo de vida. Atualmente, comprovou-se que as estratégias de interrupção abrupta ou redução gradual do fumo têm a mesma probabilidade de sucesso e a maioria dos tratamentos disponíveis faz uso de farmacoterápicos.
A farmacoterapia da dependência de nicotina divide-se em: primeira linha (bupropiona e terapia de reposição da nicotina), e segunda linha (clonidina e nortriptilina). A bupropiona é um antidepressivo não-tricíclico que age inibindo a recaptação de dopamina, cujas contraindicações são: epilepsia, distúrbios alimentares, hipertensão arterial não-controlada, abstinência recente do álcool e uso de inibidores da monoaminoxidase (MAO). A terapia de reposição de nicotina pode ser feita com adesivos e gomas de mascar. Os efeitos da acupuntura no abandono do fumo ainda não estão completamente esclarecidos.
Nos últimos 20 anos, a educação e a persuasão não