trabalho de estagio
Gestão Americana (Ford)
Surgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial (1970), na Toyota Motor Co. Também chamada de Sistema Toyota de Produção ou Ohnoismo.
Na década de 1950, conforme havia sido ensinado por Frederik Taylor anos antes, foi instalado um escritório nas fábricas com os tempos elementares de cada produto a ser fabricado assim como uma comissão de funcionários para avaliar a produtividade da empresa.
É um modelo de gestão empresarial embasado na participação direta dos funcionários. Busca a qualidade total e dá ênfase ao trabalho em equipe com base no aproveitamento da potencialidade humana. O coletivo prevalece sobre o individual.
É uma gestão de objetivos que garante o rendimento e transforma necessidades objetivas em ambições pessoais. Drucker dizia que esta é a verdadeira liberdade.
Características Básicas:
- Just In Time: sincronização do fluxo de produção, dos fornecedores aos clientes.
- Kanban: sistema de informação visual, que aciona e controla a produção.
- Muda: Busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício.
- Kaizen: busca do melhoramento contínuo em todos os aspectos.
A elevação das pessoas e a preocupação fundamental dos gerentes passaram a ser um marco na história da gestão empresarial. Tudo começou com a pesquisa empreendida por Elton Mayo na fábrica de Western.
- Defende que a produção melhora com o bem-estar dos funcionários e que a auto-estima é vital para o bom desempenho dos funcionários.
- Segue a ideia de que é necessário existir canais de comunicação entre os trabalhadores e a direção para que os indivíduos e os grupos se identifiquem com os objetivos da empresa.
Características Gerais:
- Administração participativa
- Prevalência do planejamento estratégico
- Visão Sistêmica; Supremacia do coletivo
- Busca da qualidade total
- Produtividade; Flexibilidade
- Recursos Humanos
- Tecnologia e padronização
- Manutenção; Limpeza e arrumação
- Relação